quinta-feira, 7 de abril de 2011

Graça em falta

Leia Jonas 2.1-10 :

1 E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe;
2 e disse: Na minha angústia clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz.
3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.
4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; como tornarei a olhar para o teu santo templo?
5 As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Eu desci até os fundamentos dos montes; a terra encerrou-me para sempre com os seus ferrolhos; mas tu, Senhor meu Deus, fizeste subir da cova a minha vida.
7 Quando dentro de mim desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que se apegam aos vãos ídolos afastam de si a misericórdia.
9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz de ação de graças; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação.
10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou a Jonas na terra.


[Jonas orou:] Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Jonas 2.8
......................

Já lhe aconteceu de ficar tão chateado com alguém a ponto de só conseguir pensar nisso? Recentemente, vivi essa experiência. Enquanto fazia mecanicamente meu serviço doméstico diário, remoía sobre um mal que uma pessoa fez-me. Como ela pôde fazer isso?, pensava, furiosa. O que ela tinha na cabeça? Esses pensamentos ficavam girando em minha mente, em voltas intermináveis. Naquela noite, na igreja, só conseguia ouvir o pastor pela metade porque continuava a pensar no quanto estava zangada. De repente, em meio à minha lamúria e preocupação, Deus bondosamente fez-me lembrar de um versículo em Jonas que diz que, se você voltar seu olhar para um ídolo, jamais verá a graça de Deus. Um ídolo nem sempre é uma coisa material, como um carro esportivo ou uma televisão nova. Tudo aquilo em que nos concentramos diariamente, aquilo com que ocupamos nosso tempo e nossos pensamentos pode ser um ídolo. Desperdicei o dia inteiro concentrada em minhas emoções, como se elas fossem um ídolo inútil. Construí um altar e curvei-me diante do trono do "fui magoada e estou infeliz por causa disso e continuarei me sentindo péssima". Porque meu foco era interno, não conseguia olhar para cima e ver a graça que Deus oferecia, graça tanto para mim quanto para a pessoa que havia me magoado. Era hora de entregar-me à graça de Deus e prestar culto diante do seu trono, em vez do meu próprio. Não será tempo de você fazer o mesmo?

Oração: Deus gracioso, ajuda-nos a não nos centrarmos em nossas dores passadas, mas a voltarmos os olhos para Ti para que possamos enxergar e aceitar a Tua graça. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Em que você está concentrado hoje?

Oremos pelas pessoas que foram magoadas.

Janna Ramsey (Tennessee, EUA)

Texto extraído do devocionário “No Cenáculo”, publicado pela Editora Cedro


JESUS É A SOLUÇÃO!!



Missing Grace

Read Jonah 2:1-10

Those who cling to worthless idols forfeit the grace that could be theirs. Jonah 2:8 (NIV)

HAVE you ever been so upset with another person that your hurt was all you could think about? Recently, I had that experience. As I mechanically went through my daily chores, I ruminated over a wrong that had been done to me. How could they do that? I fumed. What were they thinking? These thoughts swirled around and around in my mind, in an unending loop.
Later that evening at church, I found myself only half listening to the preacher as I continued to think about how angry I was. Suddenly, in the midst of my fretting and worrying, God gently reminded me of a verse in Jonah which says that if we focus our sight on an idol we will miss God's grace.
An idol is not always a material thing like a sports car or a new TV. Anything that we focus on daily, what we spend our time and our thoughts on, can be an idol. I had wasted my entire day focusing on my emotions as much as if they were a worthless idol. I built an altar and bowed down at the throne of "I've been hurt and I'm unhappy about it and I'm going to keep feeling bad." And because my focus was inward, I could not look up and see the grace God was offering, grace to both me and the person who had hurt me. It was time for me to give myself over to God's grace and worship at God's throne instead of my own. Is it time for you to do the same?

Janna Ramsey (Tennessee, USA)

Prayer: Gracious God, help us not to focus on past hurts but to turn our eyes to you so that we may clearly see and accept your grace. Amen.

Thought for the day: What are you focusing on today?

Prayer focus: Those who have been hurt


THE SOLUTION IS JESUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário